Certificação Anbima

Propósito da Certificação Anbima:

Estabelecer princípios e padrões de conduta a serem observados pelos profissionais certificados no desempenho das atividades de prospecção ou venda de produtos de investimento, assessoria aos gerentes de contas de investidores e gestão profissional de recursos de terceiros; dispor sobre as regras a serem observadas pelas instituições participantes, incluindo a manutenção da certificação de seus profissionais.

Certificações Disponíveis:

CPA-10

A CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10) certifica profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

Treinamento Presencial Disponível: >>> Saiba Mais...


CPA-20

A CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) certifica profissionais que atuam na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

Ao obter a CPA-20, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10.

Treinamento Presencial Disponível: >>> Saiba Mais...


CEA

A CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA) certifica profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos de investimento.

Ao obter a CEA, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10 e pela CPA-20.

CGA

A CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) certifica os profissionais que atuam na gestão de recursos de terceiros, com poder para tomar decisões de investimento. A atividade de gestão pode ser realizada por meio de veículos coletivos de investimento, como fundos e clubes de investimento, ou individualmente, via carteiras administradas.

Por que a certificação é necessária?

Para atendimento das resoluções 3.158 e 3.309 do CMN:

CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10) e CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 20), ambas aplicadas na modalidade computadorizada.

Resolução_3158_CMN-1.pdf (25 downloads) Res_3309_v1_O.pdf (22 downloads)

 

Para atendimento do Código de Certificação:

CEA (Certificação de Especialista em Investimentos Anbima) e CGA (Certificação de Gestores ANBIMA)

Codigo_Certificacao_20150620_1_.pdf (30 downloads)

 

Observações Importantes!

A necessidade de obtenção da certificação está relacionada às atividades desenvolvidas (comercialização ou influências no processo de tomada de decisão do investidor) e não aos ‘cargos’.

Produtos de Investimento são todos os valores mobiliários e ativos financeiros, conforme definido nas normas em vigor, regulados pela Comissão de Valores Mobiliários e pelo Banco Central do Brasil, respectivamente; Não são considerados Produtos de investimentos, para fins deste Código, a Caderneta de Poupança e os Planos de Previdência Complementar Aberta e Fechada.

Prospecção ou venda é a oferta de produtos ou serviços diretamente ao investidor, de forma individual ou coletiva, que tenha como finalidade a aplicação de recursos em um produto de investimento.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar